(21) 2334-0830

Intercâmbio

O convívio com pesquisadores, professores e estudantes de universidades do Brasil ou de outros países é, sem dúvida, uma oportunidade única de aprendizado. Seja por meio da aquisição de novos conhecimentos e práticas, de técnicas de investigação e de reflexões teóricas, como por meio da análise sobre a implicação do nosso trabalho científico no contexto sociocultural e global.
Assim, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia – Clio-Psyché tem estabelecido trabalhos em conjunto com pesquisadores de universidades do Brasil, bem como de outros países. Alguns destes contatos geraram convênios formais; Outros se baseiam em trocas de experiências, co-autoria em publicações, organização e participação conjunta em eventos, comissões examinadoras etc.
Tais contatos interinstitucionais são executados a partir de núcleos institucionais de pesquisadores que partilham de nossa temática de estudo. Tais núcleos são:
a) a nível internacional: a Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPeHP); o Grupo de Trabalho em História da Psicologia da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP); a Divisão de História da Psicologia da International Association of Applied Psychology (IAAP) e; a Divisão de História da Psicologia (Society for History of Psychology) da American Psychological Association (APA);
b) a nível nacional: os Grupos de Trabalhos de História Social da Psicologia e História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e; a Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP).

Por meio dos intercâmbios estabelecidos no contexto destas redes, nossos contatos principais são com as universidades abaixo listadas:

FIOCRUZ/ Casa de Oswaldo Cruz/Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde
CEFET-RJ/ Programa de Pós-graduação em Relações Étnicorraciais
Universidade Federal Fluminense (UFF) / Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Católica Dom Bosco – Programa de Pós-graduação em Psicologia
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG))
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidad Nacional de San Luís (Argentina)
Universidad Nacional de Buenos Aires (Argentina)
Universidad Católica del Maule (Chile)
Universidad Icesi (Cali, Colômbia)
Universidad los Libertadores (Bogotá, Colômbia)
Universidad La Sapienza (Roma, Itália)
Universidad Autònoma de Barcelona (Espanha)
York University (Toronto, Canadá)